04 junho 2007

Festival de cultura japonesa

Eu queria parar de falar sobre o Japão, já que teoricamente esse não é o assunto do blog, mas eu não podia deixar de falar isso.

Esse sábado teve um festival de cultura japonesa, na universidade federal daqui.

Eu estudo em uma particular, porque essa federal fica numa área perigosa da cidade, sem contar que quando eu fui lá tinha um montão de cartazes com o Che. Já teve uma guerra aqui, e faz pouquíssimo tempo, relativamente falando, eu é que não me meto em um lugar assim. Mas só por um dia deu pra ir.

Eu fui com o pessoal da aula de japonês, já fomos direto depois da aula pra lá. De ônibus, legal porque foi a primeira vez que eu fui num ônibus daqui, eu nunca tinha ido porque não é bom me arriscar de me perder em um país diferente, ainda mais eu que sou meio desorientado XD

A passagem foi 25 centavos de dólar(mais ou menos 50 centavos de real). Foi num daqueles ônibus escolares americanos, daqueles amarelos que aparecem em filme e desenho, só que aqui eles fazem uma adaptação:


antes

depois - pena que eu não encontrei nenhum mais arrumado, esse aí tá muito destruído...

Esse tipo de ônibus pintado tem em toda América Central(pelo menos até onde eu fui), e tem também alguns ônibus brasileiros, devidamente adaptados, é claro. Mas uma coisa que só tem aqui são os ônibus com barbatana de tubarão em cima, e com luzes neon em volta da placa. Pena que eu não encontrei nenhuma foto...

Voltando ao assunto. Chegando lá, tava cheio pra caramba, um monte de gente, e pelo que eu vi, tinha gente lá com pelo menos alguma noção de japonês(mas a maioria não, eu acho). Lógico que tinha lá um montão de otakus(no sentido de fã de anime).

Foi bem legal lá, tinha um lugar ensinando a fazer origami(dobradura), de shuriken(a estrela ninja) e de tsuru(um pássaro), mas eu já sabia como fazer. Uma coisa, o origami começou na China, e só depois foi levado pro Japão.

shuriken de origami

tsuru


- editado -

Se você chegou aqui querendo saber como faz um shuriken de origami:

Se você chegou aqui querendo saber como faz um tsuru:


- editado -


Tinha também uns caras escrevendo o nome das pessoas em katakana, com pincel e tudo, mas eu e meus colegas achamos besteira porque já sabemos como se faz \o/

Também teve degustação de sake(pra maiores de 18 anos), e venderam comida japonesa, aqueles bolinhos de arroz que aparecem em animê, só que quando a gente chegou eles anunciaram no microfone que tinha acabado T.T

Depois teve um show de uma banda que tocava as músicas dos animês, fez maior sucesso lá. Eu perguntei pra um amigo meu, e ele disse que é mais ou menos assim as convenções(eu não fui em nenhuma), só que lá não teve ninguem fantasiado(deve ser engraçado).

Depois do show, teve uma demonstração de karate(o do karate kid), de aikido(o que é de defesa) e de kendo(o da espada de bambu, não confunda com kenpo, que é outra arte marcial).

Eu achei a de karate(ou caratê) meio bobinha, eles ficaram enrolando muito tempo, teve pouca luta...
Foram três caras. Primeiro eles ficaram mostrando os movimentos básicos(repetindo sei lá quantas vezes). Depois chegou a parte legal. Dois ficaram pra demonstrar algumas técnicas, e um ficou explicando. Eles mostravam em "câmera lenta" duas vezes, e depois faziam mesmo. O problema é que só mostraram três técnicas...
Não levaram nenhum instrumento.

A de aikido foi legal. Ele leu uma explicação, demorou pra caramba, porque o cara era japonês, leu com um sotaque danado, e bem devagar, mas foi meio engraçado. Foi só um cara apresentar, por isso não teve tanta coisa quanto poderia ter, mas foi muito legal mesmo assim, deu pra ver que ele se esforçou pra fazer um negócio legal. O aikido não tem competições, é só de defesa. Pela demonstração deu pra ver o que o cara falou, usa um monte de movimentos circulares(ele ficou meio que girando). Ele demonstrou sem nada, com uma espada de madeira, e depois com um bastão.

A de kendo foi a mais organizada. Primeiro foram quatro caras mostrar algumas técnicas(ficaram dois em cada lado lutando entre si, revezando pra mostrar duas vezes a mesma técnica). Depois foi um cara falar sobre o kendo. Só que eles falaram bem resumido, não demorou tanto. Depois foram duas crianças demonstrar lá(dessa vez com um juiz). Mostraram as mesmas técnicas. Depois disso foram três caras pra mostrar o uniforme, um foi falando, um mostrando a frente da peça, o outro mostrando o verso.

proteção para kendo: máscara com proteção para os ombros, proteção para as mãos, proteção para o tórax(as costelas são um ponto válido), e proteção para a cintura(não tem ponto válido aí, mas é bom não arriscar)

Uma coisa interessante, aqui eles falam todas essas palavras japonesas como paroxítonas, por exemplo, "caráte", "júdo", "kêndo", e não oxítonas como a gente, "caratê", "judô", "kendô".


Bom, acho que chega por hoje, até a próxima.

Um comentário:

Junia silva disse...

Amo o mundo japonês!
fico feliz com seu post sobre o Japão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...