29 maio 2007

Navio japonês

Dessa vez eu demorei bastante, mas é que eu estou meio gripado, com febre e tudo, esqueci de escrever. Sem contar que tem assunto pra caramba, e sabe como é, eu quero fazer bem feito.

Esse final de semana veio o navio escola japonês, kashima(かしま), e nós fomos convidados pra ir lá \o/

Não sei se dá pra ver a bandeira do lado esquerdo da minha cabeça, é aquela que aparece na Segunda Guerra Mundial. Eu perguntei pra um dos japoneses se era alguma bandeira histórica, já que é um navio de treinamento, mas ele falou que é a mesma daquela época, porque é a bandeira da marinha.

bandeira da marinha japonesa - fonte: Wikipédia


Muito legal, sábado foi a festa lá mesmo, com toda a tripulação, então eu pude praticar um pouco meu ainda quase inexistente japonês. Ainda assim, me surpreendeu que eles ficavam muito felizes com um simples "arigatō" que a gente falava, o que indica que o pessoal daqui não sabe nem isso O.o

Ainda bem que a maioria deles sabe inglês, aí fica mais fácil. Mas não todos, e alguns falam bem mal... e eles falam com um sotaque engraçado, mas é mais fácil de entender que o inglês dos salvadorenhos, por incrível que pareça, se vc já ouviu um japonês falando inglês.

Teve ainda quatro americanos que também estavam viajando no navio. Um deles era um cara do Havaí(por isso eu não tava conseguindo identificar de onde ele veio). E nem os japoneses, ele falou que sempre quando viam ele, perguntavam se ele era brasileiro. Ele disse que é porque tem muito brasileiro no Japão.

A comida(sushi, é claro) foi feita pelos próprios cozinheiros. Nada de gororoba, tava melhor que muito sushi que a gente vê(lógico, eles são autênticos japoneses XD). Além disso, teve churrasquinho(que a gente esqueceu de comer T.T) e os doces japoneses, um de arroz e outro de feijão. Pode parecer estranho, mas é bom pra caramba! Eu já tinha comido em Campo Grande, por isso nem pensei duas vezes antes de comer XD

Legal que nas garrafas de molho de soja tava um adesivo escrito しょうゆ(shōyu), e por incrível que pareça eu consegui ler \o/

Além disso, teve sake. Existem duas coisas com esse nome, sake(sáque, サケ, 鮭), salmão, e sake(saquê), que significa "bebida alcoólica". Não, não é o "sake", é bebida alcoólica em geral(vc pode beber cerveja e dizer que é sake). Mas também teve miso(味噌), agora sim o "sake" como é conhecido no ocidente. Também existe o Nihonshu(日本酒), mas pelo que eu li é um tipo específico de fermentado de arroz. Complicado, né?

(falando disso, eu explico a coisa do "ne" em outra ocasião)


Eles deram pra gente um daqueles copos de tomar "sake":

Chique, né? Mesmo não podendo beber ainda XD


Ah, eu já praticamente estou de férias, só falta uma prova de ecologia.
Por hoje é só, até a próxima!

Obs: no texto de hoje eu caprichei nos emoticons, uma pequena homenagem aos japoneses XD

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca comi sushi T.T
Nunca tomei sake, mesmo tendo idade pra beber :S
=*

Anônimo disse...

Estava pesquisando no google, e de repente, dou de cara com teu blog! Você escreve muito bem e sobre coisas bem interessantes!
kissu! ^_^
Thayná

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...