20 junho 2007

Copán

Me surpreendi ao ver que ainda não tinha postado sobre isso. Acho que eu deixei pra depois, porque era muita coisa, e eu queria fazer bem feito.

Nós fomos em Copán, em Honduras. É mais uma cidade arqueológica maia, só que essa tem mais coisas que Tikal(na Guatemala). Quer dizer, Tikal tem umas pirâmides gigantes, mas em Copán as coisas são menores, mas tem mais objetos, esculturas, e dá pra ver a escritura maia, que em Tikal quase não tem.

Lá tinha um campo do juego de pelota, o "futebol maia". Se você já viu aquele filme "O Caminho para El Dorado", da Disney, você sabe do que eu estou falando. É aquele jogo, com uma bola de caucho(borracha em espanhol), que pode usar os cotovelos, a cintura e as pernas para golpear a bola e atravessar um dos aros que ficam em uma parede. Só que em Copán era o único lugar em que, em vez dos aros, eles usavam estátuas de pedra em forma de cabeças de guacamayo(arara).

Ah, e pelo que o guia falou, os vencedores eram sacrificados pros deuses. No entanto, eu vi em alguns sites(inclusive a wikipédia) que os perdedores que eram sacrificados. Vai ver em Copán era diferente, ou ele se enrolou mesmo XD


Representação do juego de pelota





Os maias têm muita influência nos jogos, coisa que a gente nem notava antes de ter visto. No post da guatemala eu falei sobre a Mystic Ruins do Sonic Adventure. Agora vou mostrar outras que eu achei:


Lembra do Pitfall? Aquele joguinho do Atari? Então, na versão do Mega Drive, adivinha só qual é uma das fases...





Agora vejam essa restauração(é uma cópia, o original, todo desbotado, está dentro de uma das pirâmides, e pode ser visto, protegido por vidros).



Parece que já vimos isso em algum lugar, não é?





Isso é tudo por hoje, depois eu falo sobre o sistema de numeração e o calendário maia.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...