29 abril 2007

Fonética

Voltei, e dessa vez eu tenho assunto...

Vou falar da fonética. "Fonética é o ramo da Linguística que estuda os sons da fala humana", segundo a Wikipédia. É disso que eu vou falar mesmo, como se fala.

Espanhol é uma língua meio limitada, tem poucos sons. Por isso eles se enrolam com qualquer palavrinha em língua estrangeira. Isso facilita um pouco pra gente aprender, já que só tem um som que a gente não faz normalmente, mas dificulta porque qualquer errinho, mesmo falando tudo corretamente(na gramática), se você falar com um sotaque muito forte(sem perceber) eles não entendem.

Um exemplo que aconteceu comigo: eu tava na faculdade, e liguei pro rádio táxi(é, aparentemente "táxi" tem acento...). Se fosse no Brasil eu iria de ônibus, mas do jeito que o trânsito daqui é doido, é melhor não arriscar, isso sem contar que aqui sou estrangeiro(leia-se "alvo"). Voltando ao assunto, eu liguei pra lá, falei onde tava, pra onde ia, tudo como sempre, aí eles perguntaram o meu nome, pra saber que era a pessoa certa.

Aí eu falei "Fernando", com um sotaque meio portuñol. Não entenderam. Falei outra vez. E outra. E outra. Chamaram outra pessoa pra ver se entendiam. Falei de novo. E de novo. E de novo. Até que eu me enchi e resolvi arriscar: "Fernáándo". Aí entenderam...

Não existe o som "ã", ou "an", em espanhol. Eu já sabia disso. Mas falava do mesmo jeito porque sempre achei feio... Só que eles não entendem se não falar exatamente como eles falam.

Outra coisa difícil é o som do "rr", que nem "rrrrrronaldinho". Parece tão fácil, mas complica...

A maioria dos brasileiros não-gaúchos não conseguem falar esse som, pelo menos até fazer curso de espanhol. Eu, mesmo morando em um país que fala espanhol, tive alguns problemas com isso até pouco tempo atrás, porque a gramática dá pra aprender "por osmose", mas aprender a falar, só falando mesmo, e como eu fazia ensino à distância, quase não falava espanhol.

Então, eu peguei o macete: normalmente eu deixava a língua mais ou menos na mesma posição do "r" normal. Até funciona às vezes, mas se colocar um pouco mais pra frente, um pouco antes da metade da distância com a posição do "t" fica mais fácil. Pra mim isso facilitou, mas deve variar de pessoa pra pessoa. Tem que achar uma posição que dê pra fazer o som direito, sem ficar forçado e nem cuspir...


Mas tem uma coisa: não adianta ficar paranóico querendo falar tudo perfeitamente. Você vai errar alguma vez, não adianta o quanto você se esforçar. E se errar, e daí? Se você for falando, se arriscando, garanto que você vai aprender mais que se ficasse calado porque não sabe.

Isso é tudo por hoje!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...