23 abril 2007

Viagem 1

Nossa, estou completamente sem assunto novo, então, como planejado, vou escrever como eu cheguei aqui, ou seja, a nossa viagem de Campo Grande até São Salvador, passando por São Paulo, Miami, Nova Iorque e Orlando.

Primeiro, vou falar da cidade onde eu morava: Campo grande, no Mato Grosso.

Garanto que, ao ler isso, qualquer campograndense deve ter gritado "DO SUL!!!". É engraçado, eles ficam com raiva pra caramba quando falam só "Mato Grosso", fica aí o aviso se você falar com alguém de lá...

Serei honesto, antes de morar eu não sabia quase nada sobre a cidade, só o nome e olhe lá. E acho que não sou o único, quem nunca foi também sabe muito pouco, por isso vou separar um tempinho pra falar disso.

A primeira coisa: lá é a segunda maior colônia japonesa do Brasil, perdendo só pra São Paulo. Por isso, no colégio se alguem gritar "ô japa!", um terço da sala olha...

E quase nenhum deles fala japonês, pra falar a verdade eu só vi um que realmente sabe.

Essa imigração japonesa influenciou a culinária de lá, com o sobá, espetinho de carne, etc.

Uma coisa engraçada que acontecei comigo: eu fui lá na sargenteação, no colégio militar, e lá eles escreveram meu nome assim: Fernando Lukezi. Escreveram isso porque pensaram que era nome japonês, e sabiam como se fala mas não como escreve. Também né, um nome estranho assim em Big Field, provavelmente seria japonês. Eu ri muito quando vi...

Tem também uma grande imigração do paraguai, por isso tem a sopa paraguaia, que não é sopa com caldo, é tipo um bolo salgado, e a chipa, que é tipo um pão de queijo, só que maior e mais pesado(a gente dividiu uma pra nós 4 e ainda sobrou).

Outra coisa típica de lá é o tereré. É tipo chimarrão, só que gelado. Normalmente é acompanhado por uma partida de truco... Não confunda com tererê, com circunflexo, que aí é droga, pelo menos assim me falaram.

Eu provei e, como somos do Rio, não gostei muito, pra mim parece mate(a erva é a mesma, só que sem torrar) aguado, amargo e sem açúcar, mas gosto não se discute...

A Cidade Morena(chamada assim porque a terra lá é vermelha, e digo vermelha mesmo, literalmente) tem um clima seco pra caramba. Muito seco mesmo, a ponto de suspenderem a educação física na época mais seca, e a gente ficar com o nariz sangrando(calma, não é em bicas, parece que tem alguma coisa no nariz e quando a gente vê tá meio machucado). Dizem que Brasília é mais seco ainda, mas eu não sei, só fui lá uma vez.

E na época fria(umas duas semanas, se não me engano) é muito frio, eu usava um casaco de lã em baixo da japona do colégio, luvas, e mesmo assim ficava com frio.

Em casa a gente sentia mais frio que no hotel em Nova Iorque, porque lá é tudo aquecido, mas em Campo Grande não. Imagina tomar banho com 15 graus...


Já vou, não sei se esqueci de escrever alguma coisa...
Bom, até a próxima atualização.

Um comentário:

Script-br disse...

Hehe, muito interesante ^^

Acho que vou começar a dar umas passadas por esse blog quando estou a fim de ler algo legal XD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...