26 março 2007

faculdade/troca de url

Nossa, o resultado da enquete me surpreendeu. ¡Es fueda! ganhou isolado, com 15 dos 21 votos(eu não votei). Vejam o resultado aqui.

Me deixou surpreso porque eu sempre pensei que seria só um nome temporário, até a coisa se acertar, mas já que todo mundo gostou...

Agora o blog tem um novo endereço! Agora é http://esfueda.blogspot.com, mas isso você deve saber, porque já está lendo. Bem mais fácil, né? Aquele endereço era temporário também, até eu definir o nome e assunto do blog(o que só aconteceu agora).


hoje vou falar um pouco da faculdade.


Como eu já falei, estou fazendo ingeniería en computación(engenharia da computação) na Universidad Albert Einstein. É tudo em espanhol, inclusive as provas...

Eu tenho 5 matérias: logica de programación, informatica 1, matemática 1, ecología y medio ambiente(ecologia e meio ambiente, coloquei a tradução pra ninguem confundir medio(meio) com miedo(medo)) e dibujo geométrico(desenho geométrico).


Logica de programação é bem fácil. A gente aprendeu a fezer algoritmos(conjunto de instruções que levam à resolução de um problema). A gente fez primeiro em pseudocódigo, que é mais ou menos assim:


Algoritmo bom_dia

variáveis
nome: string (string significa cadeia, cadeia de caracteres)

Inicio
Escrever "Bom dia"
Fim


Esse programa escreveria "Bom dia" na tela. Nessa semana a gente viu como se faz isso em C++(uma linguagem de programação):

#include <iostream.h>
void main()
{
    cout<<"Bom dia";
}

Viram só? Não é um bicho de sete cabeças(pelo menos não depois de um monte de aulas sobre isso). Eu vou tranquilo porque já fazia isso até antes de ter aula, no MSX(computador antigo, também chamado Expert) que tava encostado num canto porque ninguem tinha saco de aprender BASIC pra usar.


Informática é legal, a gente primeiro estudou a história(quem fez qual computador primeiro, o ábaco, cartões perfurados, o Mark 1, o ENIAC, a IBM, etc), depois estudamos o conceito de SO(sistema operacional, por exemplo o DOS, o Linux). Enquanto isso tivemos "laboratórios", indo de tarde pra "aprender" a usar o Word, o Excel, etc.


Matemática tá bem fácil por enquanto. No só revisão no inicio, pra todos pegarem base(pelo que eu conversei com meus amigos, a escola aqui não é muito boa). Estudamos conjuntos, produto cartesiano, depois a coisa começou a andar, estudamos equação da reta, da circunferência e da parábola. Sexta tive prova disso.

Uma coisa interessante é que o ípsilon(Y), que normalmente se fala i griega, eles chamam de "dgê"! Isso é porque eles falam assim, por exemplo Yahoo eles falam "djarrú", que nem aquele cara do "ligue djá!".

Outra coisa, aqui eles falam intérvalo, proparoxítona(ou melhor dizendo, esdrújula), e não intervalo, paroxítona, como a gente fala.


A aula de ecologia também é legal, pra mim lembra muito geografia. A gente estuda o efeito estufa(efecto de invernadero em espanhol), e estuda muito a energia, ecossistemas, etc. O problema é que são 3 tempos seguidos, a gente tem que lutar pra prestar atenção quando vai chegando o fim da aula.


A aula de desenho é bem fácil, depois de estudar tanto isso no Colégio Militar. Só tem um detalhezinho que faz toda a diferença: a gente desenha com tinta china(nanquim), no papel vegetal. Dá um trabalhão, porque quando erra tem que apagar com gilete, e não fica a mesma coisa, sem contar que demora.

A professora fez uma lista de material, botou escuadras, compás de precisión(compasso com aquela rodinha no meio, pra is calibrando bem), rapidograph(caneta pra usar a tinta), escalimetro(aquela regua que é tipo um cilindro, só que em vez de um círculo é um triângulo), regla T(uma régua grandona em forma de T, pra fazer paralelas) e tirro.


escalímetro




a regla T, só que tá cortado, ela é bem maior

Tá, e o que diacho é tirro? Como eu não fazia idéia do que é, não levei. Aí, chegando na outra aula eu descobri: é fita crepe, pra colar a folha na mesa pra não sair.


vapue(é assim que eles falam no msn, que, aliás, eles chamam só de "messenger"), até a próxima atualização.

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiríssima!
Poxa, Fernando, adorei o seu blog. Muito interessante essas traduções!
Sucesso na sua faculdade de ingeniería en computación.
Beijo.

Anônimo disse...

Olá Fernando
Sou tomodachi da sua okaasan (mãe)
Estou adorando seu blog, parabéns!!!
Pode ter certeza que estarei aqui sempre p/ ler as novidades.
Como vão as aulas de Nihongô?
Tanoshii?
Um ótimo vacaciones p/ vcs!!!
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...