12 agosto 2008

Numeração japonesa

A numeração japonesa é muito simples de aprender, e eu diria que é até mais fácil que a nossa. E é decimal O.o

Ela segue o mesmo esquema da numeração chinesa(eu tenho um guia de mandarim que mostra isso), usando os mesmos caracteres(kanji) inclusive, o que não seria possível se o sistema fosse diferente. A única diferença, é claro, é a pronúncia.

(nem me perguntem a chinesa porque eu não sei, e o guia que eu tenho é em inglês, com a pronúncia adaptada pra eles O.O)

Primeiro, os números de 1 a 10:
1 一 ichi
2 二 ni
3 三 san
4 四 yon/shi
5 五 go
6 六 roku
7 七 nana/shichi
8 八 hachi
9 九 kyū
10 十 jū

Reparem que o 4 e o 7 têm duas pronúncias possíveis. Isso acontece porque "shi" é a mesma pronúncia de 死(morte). Interessante que isso também ocorre em chinês, por isso o 4 dá azar, chegando ao ponto de terem edifícios que pulam do terceiro para o quinto andar O.o

(agora você sabe que o "kyūbi" tem esse nome porque tem 9 caudas XD)

Para fazer os números acima de 10, é só colocar o 10 mais o número das unidades:
11 十一 jū ichi
12 十二 jū ni

e assim vai.

Para os números maiores de 19, é só colocar o número das dezenas antes do 10, e depois o das unidades(dezenas x 10 + unidades):
20 二十 ni jū (2 x 10)
67 六十七 roku jū nana/shichi (6 x 10 + 7)

E essa mesma lógica é usada para os números com centenas, milhares, etc, sempre com um kanji diferente para cada casa decimal que vai subindo:

100 百 hyaku
1000 千 sen
10000 一万 ichi man (repare que nesse caso o 1 não é omitido)
56890 五万六千八百九十 go man roku sen hachi hyaku kyū jū (5 x 10000 + 6 x 1000 + 8 * 100 + 9 x 10)

Se quiser saber mais, tem esse link: http://japan-cc.com/countjp.htm
e, é claro, a Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_numerals


Isso é tudo por hoje, até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a aula, né? :D

Junia silva disse...

AMEI TEU BLOG,
ultimamente eu tenho me apaixonado pelo mundo japonês.
eu já acordo fusando no PC pra vê o que anda acontecendo de novo lá.
Por isso eu simplesmente adorei a aulinha.
Brigadão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...