26 fevereiro 2007

Hashi

Ontem, na aula de japonês, eu (re)aprendi a comer com palillos(palitinhos), que em japonês se chama hashi(はし). A gente teve que levar maní(amendoim em espanhol) pra treinar. Eles levaram um saco de waribashi(わりばし), palitinhos descartáveis, para cada um. O engraçado é que eles vêm grudados, e tem que separar eles, puxando pelo meio, de uma vez, que nem nos animês(desenho japonês).

Eu já sabia comer com palitinhos, por causa da comida chinesa, mas agora eu aprendi a técnica correta: tem que apoiar um deles com a parte de dentro do dedão e com o anelar, e o outro segura como lápis, mais ou menos pelo meio.

Além disso, o professor, que é japonês(é o do nível avançado, eu tenho aula com uma professora salvadorenha que morou 5 anos no japão), falou as regras de etiqueta.

Ele falou que não pode fincar os palitos no pote de arroz, em posição vertical, porque é assim que eles deixam oferenda para os antepassados. Também não pode passar coisas diretamente do palito de uma pessoa para o de outra, porque é assim que levantam os mortos depois de cremar. Outra coisa, não pode apontar pra uma pessoa, gesticular ou fazer barulho com os palitinhos, não sei por que, ofende. Mais uma coisa: não pode puxar os potes pra perto usado eles. Ah, tem que usar a mão direita, sempre, não importando se é canhoto ou não.

Agora pra subir um pouco o ânimo: quando for comer macarrão, você tem que levantar a ponta dele até a boca e sugar, fazendo barulho. É, você tem que fazer o barulho, que nem o Goku e o Naruto. Antes eu via pensando que era só porque eles são doidos, mas é a regra lá...

Ah, ele também falou das diferenças entre os palitinhos: o do japão é de madeira, que nem os que entregam com comida chinesa. O da china tem mais ou menos o dobro do tamanho do japonês, e é de plástico ou bambú:



O da coréia é do mesmo tamanho do japonês, mas é metálico:




E por hoje é só, "volte sempre"!

- editado -

Se você chegou aqui querendo saber como *usar* os palitinhos:


A propósito, o kanji pra hashi é .

Um comentário:

Anônimo disse...

Ou seja...
Pra ser educadinho em japonês,
você vai ter que fazer ao contrário de tudo que eu te ensinei na hora de comer,rsrsrsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...