21 novembro 2010

Vestibular - parte 1

-Aproveitando o hype, né, esperto? Só porque a primeira fase do vestibular da Unicamp é hoje -.-"

Que isso, eu só me inspirei pra fazer esse post que eu tava enrolando faz tempo...


Hoje vou falar de quando eu também tive que passar por essa mesma tortura =)
(ah, nem é tão ruim, espera até você fazer MecG)

Antes da "pequena" pausa dos posts aqui no blog, em 2008, o estudo estava meio que começando no meu cursinho, Pódion, em Brasília(depois eu falo mais do "DF").
ninguém sabe que idioma é esse
Pela sua localização geográfica, eles obviamente não tinham uma turma especifica para a Unicamp(tinham IME/ITA, EsPCEx e infinitas pra UnB). Por isso, eu fui para a turma "Anual", que é voltada pra qualquer coisa que não seja as anteriores, ou seja, pro resto.

A esmagadora maioria queria fazer medicina, sendo a quantidade de "pré-engenheiros" praticamente desprezível desprezável. Por isso, a proporção garotos/garotas era extremamente agradável(mas infelizmente ela se inverte na computação).

Como a matéria ainda não tinha apertado(dava pra acompanhar sem muito esforço), eu tinha bastante tempo "sobrando".
ah, o ócio... nessa época cheguei até a criar um deviantART
Só que o vestibular começou a ficar assustadoramente perto, o estudo foi se intensificando, e foi esse o motivo da pausa do blog. Eu pensava: "ah, vou deixar pra fazer essas coisas depois do vestibular, quando tudo tiver mais tranquilo". Mal sabia eu... fiquei até agora esperando essa "época tranquila" chegar...

Falando nisso, era "o" vestibular mesmo: eu só prestei Unicamp, engenharia de computação. (OU VAI OU RACHA ò.ó)
Se na época já tivesse Fuvest em Brasília, eu até teria pensado em fazer. Como não tinha, eu não quis me despencar até São Paulo pra fazer uma prova não tão inteligente e de uma universidade pior que a Unicamp =)
(troll, mas foi o que eu pensei na época, pesquisando sobre os cursos de computação)(guia do estudante e o ranking da INFO)

Quando foi chegando a primeira fase, eu saí fazendo redação que nem um condenado, fiquei até com calo no dedo de segurar a lapiseira e escrever freneticamente. Depois de 1 ano só vendo espanhol(e estudando engenharia ainda por cima), ter que fazer um texto em português na norma culta, com 40 a 60 linhas e em menos de 1 hora não é das tarefas mais fáceis o.o
(foi antes das mudanças no vestibular, agora tem que fazer os 3 textos, mas mais curtos)

(agora fiquei com calo onde apoio a mão no mousepad/teclado do laptop o.o)

Escrever aqui no blog até que ajudou a não ter que sair do zero, só que escrever textos de temas que você escolhe, sem limite de tempo, com google, e com uma estrutura livre(início, meio e fim? pffff) é bem diferente de uma dissertação de vestibular.

(nem pensei em fazer narração ou carta)

A primeira redação que eu fiz ficou um lixo completo. Eu lutava pra ficar acima das 25 linhas, sem exagero. O tema aleatório que a professora passou também não ajudou...

...só que foram esses mesmos temas difíceis que me ajudaram a treinar(até porque a Unicamp gosta de usar coisas bem imprevisíveis). Na semana anterior à primeira fase, eu conseguia fazer tranquilamente um texto com 45 linhas: as idéias passaram a simplesmente pipocar na cabeça. Ter que fazer um texto dissertativo-argumentativo sobre Nostradamus estranhamente tinha um propósito, mais ou menos como encerar o carro do Sr Miyagi.
-Peraí, quer que eu escreva um texto *dissertativo-argumentativo* sobre isso?
-Sem pergunta, Fernando-san. Planejamento - esquerda. Texto - direita.
-Mas esse tema não tem nada a ve-
-Planejamento, texto. Planejamento, texto.
Já as questões da primeira fase são bem fáceis, não foram grande preocupação pra mim(é só ver as provas pra ver se eu estou exagerando). Só de ir pras aulas e fazer os exercicios propostos no cursinho já foi o suficiente.
(eram 12 questões dissertativas, em vez das 48 de múltipla escolha a partir desse ano)

Mas pra ter certeza que eu não estava subestimando a combinação, na semana anterior eu peguei as provas antigas e fui fazendo uma por dia, cronometrando. Isso ajudou bastante a aprender a controlar o tempo e ficar um pouco mais tranquilo na hora. Como dizia meu professor de história no colégio, "treinamento difícil, combate fácil!".
As correções e respostas esperadas, disponíveis também no site da Convest, ajudaram bastante a saber o que eles consideravam uma "resposta acima da média".

Nesses "simulados", eu sempre ficava "no limite" do tempo, passando um pouco, porque escrevia a redação primeiro a lápis, depois passava a limpo. Fazia isso porque queria levar o meu rascunho pra ver depois. Como na prova falaram que não podia levar o rascunho, simplesmente fiz direto a caneta, e deu pra fazer com folga. Foi mais ou menos como treinar com pesos e na hora da decisão tirar eles(tipo o Goku) XD
(Tive que rasurar um parágrafo inteiro, mas não deu nada)

Obviamente eu fiquei um pouco nervoso na hora da prova(não muito porque eu sabia que era fácil, mas ainda assim), mesmo normalmente sendo tranquilo com relação a isso. Era uma só chance, ou então perder o ano. Mas o nervosismo diminuiu bastante ao ver a dita cuja: ah, é só isso? *sai fazendo*

Como a prova mudou, não dá pra dar muitas dicas além das óbvias:

  • NÃO ENTRE EM PÂNICO
  • Faça as questões fáceis primeiro, elas dão confiança pra fazer as outras com calma.
  • Se você estudou, você sabe, vai e faz. se não, ah, já tá no lucro =)
  • Se concentre na prova, e não em qualquer coisa que te deixe nervoso(Exceto o tempo. É bom pensar no tempo. Pelo menos um pouco. Mas não muito. Só um pouco.)
  • Revise seus cálculos no final, leia a redação do começo ao fim, como se você fosse da banca
  • Pára Para de pensar besteira e faz a droga da prova

(pra primeira fase desse ano não adianta mais, mas ainda vale pra segunda, e ano que vem tem de novo)


Boa sorte aos larvas(principalmente às pré-bixetes da comp =D), que vocês possam ver uma tela como essa:
a recompensa =)

Depois eu falo da segunda fase...


Até a próxima!

Um comentário:

Tiago disse...

Hahahaha, você tirou uma foto pra provar que foi pra segunda fase!
A propósito, ótimo texto! Ri bastan..., quer dizer, muito instrutivo ^_^
Unicampê pê pê pê ohhhhhhh ohoh oh oO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...